segunda-feira, 9 de janeiro de 2017
Ferry-boat São Luís/Icatu reduzirá viagem a Barreirinhas
Um projeto visa ampliar os serviços de ferryboats no Maranhão, que hoje compreende os terminais de Ponta da Espera (São Luís) e Cujupe (Alcântara). Inicialmente, a proposta para o transporte aquaviário previa a conexão entre São José de Ribamar e Icatu, porém a costa marítima da zona rural de São Luís apresentou melhores condições de navegabilidade.
Concebido há mais de um ano, o novo sistema vai ligar, por mar, São Luís a Icatu e à região do Munim, com transporte de ferryboats. O percurso demora uma hora a menos, desafoga a BR‐135 e aumenta o fluxo para Barreirinhas e demais municípios da Rota das Emoções.
O projeto de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), cria atracadouros, com rampa e abrigo para passageiros, nos dois pontos que conectarão a Ilha de São Luís ao município de Icatu.
Estudos de viabilidade técnica apontaram que a melhor opção para instalação do atracadouro em São Luís seria na baía da região da zona rural, considerando os critérios de localização geográfica e profundidade do canal.
“A ideia era fazer as ligações de São José de Ribamar a Icatu, mas as condições de navegabilidade não seriam boas. Então, será feito em São Luís, de Arraial/Quebra‐Pote até Icatu, que apresenta boa profundidade e as condições de maré são mais adequadas”, afirmou o presidente da MOB, Artur Cabral.
Em Icatu, o atracadouro ficará localizado no povoado de Santa Maria, a 22km da sede, localidade do marco inicial da colonização portuguesa no Maranhão. A travessia de São Luís a Icatu também deverá proporcionar a diminuição no tempo de viagem para Barreirinhas. O projeto ajudará a impulsionar o desenvolvimento econômico do Polo do Munim, que integrará o roteiro complementar da Rota das Emoções, que vai de Barreirinhas (Maranhão), passando por Parnaíba (Piauí) até chegar em Jericoacoara (Ceará).
De acordo com o presidente da MOB, Artur Cabral, parte dos estudos de engenharia já foi concluída. “Estamos finalizando a engenharia para viabilizar o acesso para os dois lados. A parte de maré, profundidade e correnteza já foram concluídas. Os estudos de engenharia de acesso terrestre que envolvem rampa e terminais de passageiros estão em andamento”, informou.
Após a conclusão da etapa de engenharia, será feita uma convocação pública para o recebimento de propostas para o serviço de ferryboats. O Governo do Estado oferecerá como contrapartida de investimento o acesso de embarque e desembarque e as empresas ficarão responsáveis pelo investimento em embarcação e atracagem. Segundo a MOB depois de finalizada a última fase, o serviço deve entrar em operação no início do segundo semestre de 2017.
PONTA DA ESPERA E CUJUPE
Com viagens diárias nos Terminais de Passageiros de Ponta da Espera, em São Luís, e de Cujupe, no município de Alcântara, os ferryboats transportam passageiros, ônibus, caminhões e veículos leves. O sistema atual de transporte de ferryboat liga a Ilha de São Luís com a Baixada Maranhense e com a Região Norte do país.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela infraestrutura dos terminais, em parceria com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana, iniciou as melhorias anunciadas para os terminais existentes.
A nova estrutura para o Terminal do Cujupe, em Alcântara, contará com um posto da Polícia Militar, lojas de conveniências, alojamento para funcionários, auditório, estacionamentos privativos, a inserção de mais uma rampa no sentido Sul, a duplicação da passarela no sentido Norte, sendo todas as áreas sinalizadas e adaptadas para receber pessoas com deficiência.
Em São Luís, o projeto do Terminal da Ponta da Espera conta com área de vivência com salão de embarque, lanchonetes, banheiros e fraldário, acesso seguro para pessoas com mobilidade reduzida e wifi.
A primeira fase do plano de transformação do Terminal do Cujupe (instalação de 365 metros de área coberta linear), entregue em dezembro, foi realizada com o objetivo de proteger os usuários do sol e da chuva, ampliando o serviço de atendimento ao público. As passarelas são duplicadas, de modo a contemplar embarque e desembarque simultâneos. A ordem de serviço para o início da segunda etapa, que vai erguer um novo terminal, será assinada ainda este mês.
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