sexta-feira, 28 de setembro de 2018
Terremoto de magnitude 7,5 atinge a Indonésia
Tremores atingem a Indonésia
Primeiro tremor deixou um morto, 10 feridos e algumas casas destruídas. Um segundo terremoto, de magnitude 7,5, provocou ondas de dois metros na região de Palu.
Por G1
Casa ficou danificada após um tremor em Donggala, no centro de Sulawesi, na Indonésia, nesta sexta-feira (28). Após o abalo que danificou a residência, um tremor de magnitude 7,5 voltou a atingir a região — Foto: Agência de Gestão de Desastres via AP
Terremotos atingiram a ilha indonésia de Sulawesi, nesta sexta-feira (28), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um primeiro tremor, de menor intensidade, deixou um morto, algumas casas destruídas e 10 feridos.
Um segundo abalo, de magnitude 7,5, foi seguido de um tsunami, que provocou ondas de dois metros na região de Palu. O seu epicentro foi registrado a 78 km ao norte de Palu e a cerca de 10 km de profundidade. Após esse segundo terremoto, não houve relatos de estragos ou vítimas.
Uma série de terremotos em julho e agosto matou quase 500 pessoas na ilha turística de Lombok, a centenas de quilômetros a sudoeste de Sulawesi. Milhares de habitantes ficaram desalojados.
Anel de Fogo do Pacífico
A Indonésia está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.
A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.
Em 2004, um tremor de magnitude 9,1, perto da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Contatos
Whatsapp: 98-988916524
E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com
nonatoaguiarraposa@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário