quinta-feira, 18 de maio de 2023

Caminhada e panfletagem marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil em Raposa

Nessa quinta-feira (18), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou, uma caminhada pela Avenida Principal da cidade, acompanhada de ações de panfletagem e conscientização em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. O intuito é mobilizar a população e alertar sobre a importância da Campanha Faça Bonito.

Participaram do momento, alunos de escolas do município; os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Conselho Tutelar; Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); as  Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e Saúde (SEMUS); a Guarda Municipal, Polícia Militar e a juíza titular do Fórum de Raposa, Rafaela Saif.

A titular da SEMAS, Cassia Barros, pontuou que o momento reflete o comprometimento da gestão municipal, juntamente com outras organizações, em realizar a proteção integral de crianças e adolescentes. “O dia 18 de maio, é uma data muito importante e que serve de alerta, mas em todos os meses atuamos nas escolas e outros espaços para despertar esse cuidado. Estamos trabalhando incansavelmente para que a proteção da criança e do adolescente seja sempre garantida”, ressaltou. 

“Hoje é um dia de luta, de sensibilização, para que todos se mobilizem por esta causa, pois ainda existem índices dentro do município que demonstram o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, algo que não podemos permitir”, afirmou Silvia Sampaio, presidente do CMDCA. 

O secretário de Saúde, Romilson Froes, contou que acompanha as ações da campanha Faça Bonito e por isso, não hesitou em participar da caminhada. “Em conjunto com as secretarias de Assistência Social e Educação, estamos trabalhando, nesta semana, em todas as escolas do município, levando informações para os alunos em relação a campanha contra o abuso e exploração sexual, isso é importante, uma vez que é uma forma de sensibilizar e informar a população e os nossos alunos”, destacou. 

A coordenadora SCFV, Ana Maria, mencionou que a campanha foi trabalhada de forma sensibilizadora para convocar e informar a sociedade sobre a proteção que deve ser concedida às crianças e adolescentes.

Dedé Marques, conselheiro tutelar de Raposa, explicou que denúncias podem ser feitas, sob sigilo, pelo Disque 100, que é o número da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, mas também através da Plataforma do Conselho Tutelar (98 8745-4200). 
Estamos aqui com o colegiado Aylton Oliveira, Maria de Jesus, Cyntia Agrela, Renata Costa, Josenilde Santos, Dedé Marques falou: "Estou  conselheiro tutelar fazendo, minha parte conscientizando a população para não aceitar esse tipo de crime contra nossa crianças e adolescentes. Uma parceria conselho tutelar, poder judiciário através do fórum na pessoa da Juíza Rafaela Saiff Rodrigues, secretaria de assistência social (SEMAS), CREAS, CRAS, centro de convivência (NUCA), Delegacia de polícia civil, polícia militar (PM), MINISTÉRIO PÚBLICO.

Então é um papel oportuno para conscientizar a comunidade, que a arma do cidadão é a denúncia, através do disque 100 ou do conselho tutelar,  sua identidade será revelada será metida no absoluto sigilo.
Porque crianças e adolescentes felizes, é vivendo em sua completude com coisas lúdicas  com seu aprendizado em suas atividades normais", ressaltou. 

Dedé Marques falou durante a caminhada em frente as escolas Socorro Magalhães e Renascer, e explicou o que é o conselho tutelar, o que faz o conselho tutelar e suas atribuições.

Em seu discurso enfatizou o porque do dia 18 de maio:
"Neste dia em 1973, uma menina Capixaba de Vitória Espírito Santo foi esquartejada, espancada, estrupada, drogada e assassinada.
Seu corpo apareceu sete dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. Os movimentos em defesa das crianças se mobilizaram e conseguiram a aprovação da lei federal 9.970/2000 que institui o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual em todo país".
 
O mesmo informou as formas  de abuso e exploração sexual etc. Abuso é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
Já Exploração sexual caracteriza se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intensão do lucro ou troca, seja financeira ou ou de qualquer outra espécie. A Exploração sexual ocorre de quatro formas, em rede de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Cerca de 90% dos casos são cometidos por pessoa próximas as vítimas, através do disque 100 foram recebidas mais de 18 mil denúncias no ano de 2022. E nos 4 primeiros meses do ano de 2033 mais de 4 mil denúncias. No Estado do Maranhão, mais de 74 registro de abusos contra crianças e adolescentes, em 2022 o levantamento fechou com mais de 280 ocorrências na polícia. A cada 8 minutos uma criança está sofrendo um tipo de abuso no Brasil, 80% dos casos ocorrem dentro dos lares, nas casas das vítimas. Em nosso município o número continua crescendo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com