PROJETO PROTEGER – Marisqueiras e pescadores de Raposa recebem kit proteção, através de parceria entre o Cerest e a Prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), juntamente com a Secretaria Municipal de Pesca (SEMPESC), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Estadual e Regional (CEREST), realizou na tarde dessa terça-feira (23), a entrega de kits de proteção individual à marisqueiras e pescadores das regiões do Jussara, Marisol, Cajueiro e Mangue Seco.
O encontro, que aconteceu no Porto Jussara, faz parte do projeto Proteger, que tem como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças e agravos relacionados a trabalhadores que estão expostos diretamente ao sol. O momento contou com a participação da secretária da SEMPESC, Lavina Lisboa, da coordenadora de Saúde do Trabalhador de Raposa, Tássia Raquel Martins.
Participaram também da ocasião, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que aproveitaram o momento para discorrer sobre algumas doenças que acometem os trabalhadores, como câncer de pele, e também sobre a saúde do homem e da mulher.
Para incentivar a proteção, as marisqueiras e pescadores receberam itens como protetor solar, boné e uma garrafa térmica. “Os trabalhadores mais expostos ao sol são essas pessoas, então trouxemos o projeto Proteger, como uma forma de dialogar com eles, para que eles possam sempre buscar informações pertinentes à prevenção da sua saúde”, relatou a técnica do CEREST Estadual, Patrícia Rodrigues.
Para a marisqueira Carmelita Pereira, os itens do kit são de grande ajuda e contribuirão para a sua proteção quando for executar as atividades relacionadas a seu trabalho. Também agradeceu aos ACSs pela palestra ministrada.
A secretária de Pesca, assim como os demais que estavam presentes, também agradeceu ao CEREST pela parceria. “Quero agradecer à equipe estadual e regional do CEREST que esteve aqui hoje em Raposa, somando na vida das nossas marisqueiras e pescadores, que são profissionais que trabalham muito expostos ao sol. Aqui, eles também adquiriram conhecimento com base na palestra dada”, frisou Lavina Lisboa.
0 comentários:
Postar um comentário