Prevenção de queimadas: Defesa Civil de Raposa atua no monitoramento dos focos de calor
A Defesa Civil do município de Raposa, lançou no mês de julho, a "Operação Estiagem 2023", que atua no monitoramento dos focos de calor de forma a prevenir queimadas durante o período de estiagem. O Decretro Nº 38.403, de 11 de julho de 2023, dispõe sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas no Estado do Maranhão no período compreendido entre 11 de julho a 30 de novembro de 2023.
A operação, batizada como Raposa sem queimadas, além de monitorar as áreas de riscos, trabalha na conscientização da população para redução das queimadas. Mauro Leal, coordenador Municipal da Defesa Civil, explicou que os Agentes de Defesa Civil do município receberam treinamento na Defesa Civil Estadual, de forma a realizar ações imediatas e/ou conjuntas aos demais órgãos, estadual e federal.
"A Defesa Civil de Raposa também conta com a participação da 1ª Brigada de Bombeiros Civis. As ações realizadas no município, são abrangentes e bem planejadas. Nesta semana, fomos acionados pelos moradores da Avenida Carajás, Vila Maresia, que havia um princípio de incêndio em vegetação numa área próxima das residências, onde o fogo se alastrou colocando em risco a vida dos moradores. Após tomarmos conhecimento, nos deslocamos até o local e utilizamos a técnica de abafamento, onde conseguimos controlar o fogo, impedindo que o mesmo se alastrasse.", finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário